PANTEÓN DE ESPAÑA

Localizado no claustro da Basílica de Nuestra Señora de Atocha, nele estão enterrados políticos e personalidades espanholas do século XIX. Em 1992 foi declarado patrimônio cultural de interesse na categoria de Monumento. A gestão está a cargo do Patimônio Nacional.

O Panteão de Espanha ( conhecido até 2022 como Panteão de Homens Ilustres) foi construído entre 1892 e 1899, em um estilo neomedieval muito característico que lembra a arte bizantina, e reflete duas das tendências do final do século XIX: a arquitetura historicista e a escultura funerária.

Aqui repousam treze personagens ilustres da historia politica e militar espanhola, em sepulturas realizadas por escultores renomados. Entre as personalidades encontradas estão entre outros, Antonio de los Ríos Rosas, Antonio Cánovas del Castillo, José Canalejas, José de Palafox, Francisco Castaños, Juan Prim e Manuel Gutiérrez de la Concha. Destacam-se as sepulturas esculpidas por Mariano Benlliure e Augustín Querol.

Faremos um passeio pela história do espaço, desfrutando dos principais marcos arquitetônicos, escultóricos e biográficos dos grandes protagonistas que compõem este conjunto.

Tudo que você deveria saber

Informação prática

Quando ir e o clima

Segurança e Alertas

Onde dormir

Transporte

Dinheiro

Visto

Saúde

Loja

Artigos mais lidos